Bimba, confirma presença no maior evento de windsurf das Américas em Palhoça

Jefferson Severino - 23/10/2019 SC 01571 JP

Maior nome do Brasil na classe olímpica RX:S, o atleta também concilia a nova fase da carreira como consultor da ISSO Wind Xtreme e técnico da Federação Peruana de Vela

 

Cinco Olimpíadas, três vezes campeão mundial, tetracampeão Pan-Americano, além de 25 vezes campeão nacional. O dono desse currículo vitorioso é Ricardo dos Santos, o Bimba, mais um nome confirmado para a disputa do 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship. Maior evento de windsurf das Américas, o campeonato sul-americano será realizado entre os dias 31 de outubro a 3 de novembro na raia inédita da praia da Ponta do Papagaio, em Palhoça.

[caption id="attachment_75905" align="aligncenter" width="720"]Ilha do Papagaio - Palco do evento

Pousada Ilha do Papagaio, onde Biba e demais competidores estarão hospedados. Até agora pouco restavam apenas três unidades. Na sexta-feira já rola uma galinhada feita especialmente pelo CEO da Pousada, Renato Sehn - Foto: Divulgação

 

Depois de liderar a classe olímpica da prancha a vela, a RS:X, por mais de duas décadas no Brasil, Ricardo dos Santos vem a Santa Catarina para desfrutar de outro lado da longa carreira de atleta: a de consultor técnico e treinador. Bimba, como é conhecido, atualmente desenvolve um projeto de consultoria técnica com a Isso Wind Xtreme, fabricante de equipamentos para windsurf, e foi contratado para treinar a equipe peruana de windsurf.

 

Ricardo dos Santos, o Bimba, confirma presença no maior evento de windsurf das Américas em Palhoça

Bimba durante preparação para Rio 2016 em weymouth. Foto Divulgação CBvela

 

“Eu não estou indo (ao evento) em busca de resultado. Treinei pouco nos últimos três meses, pois estava 100% focado no trabalho como técnico da Federação Peruana de Vela”, diz Bimba. Nesta nova fase da carreira, Bimba revela orgulho com o resultado obtido pela peruana Maria Belen Bazo, bronze no Pan de Lima e já classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. “Ela é a 12ª atleta do Peru a se classificar para Tóquio 2020. É a primeira vez que o windsurf do Peru disputa uma Olimpíada, e estou indo para a minha sexta Olimpíada, a primeira como técnico”, assinala.

 

Ricardo dos Santos, o Bimba, confirma presença no maior evento de windsurf das Américas em Palhoça

Bimba durante preparação para Rio 2016 em weymouth. Foto Divulgação CBvela

 

Apesar de não ter a expectativa por resultado no 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship, Bimba sabe da importância que tem para a modalidade, como referência de profissionalismo e técnica. “A ideia do campeonato é fazer um trabalho de divulgação com a ISSO Wind Xtreme e obviamente competir, mas sem perspectiva de título. A Slalom não é a minha modalidade oficial (que é a classe olímpica RS:X),  mas eu gosto muito de competir na slalom. Sou o número 4 do Brasil, mas não competi em todas as etapas”, explica.

 

Ricardo dos Santos, o Bimba, confirma presença no maior evento de windsurf das Américas em Palhoça

Ricardo dos Santos o Bimba. Foto Divulgação CBVela

 

Como consultor técnico, Bimba tem a missão de desenvolver produtos e incentivar os atletas a utilizarem equipamentos de qualidade produzidos pela ISSO Wind Xtreme.  “Muita gente me liga para saber se vale a pena investir numa fábrica brasileira, então venho fazendo esse trabalho de incentivo, de que vale a pena essa coisa única que o Renato (Hadlich) está fazendo, com forte investimento financeiro no windsurfe”, ressalta.

 

Ricardo dos Santos, o Bimba, confirma presença no maior evento de windsurf das Américas em Palhoça

Ricardo Santos Foto: Sailing Energy World Sailing

 

O velejador de Niterói (RJ) tem previsão de chegada em Santa Catarina para sábado (26) e quer conhecer a raia de perto a partir de domingo (27). Localizada a quase 60 quilômetros da Capital, a Praia da Ponta do Papagaio, em Palhoça, vai sediar pela primeira vez um evento de windsurf.  “Não conheço a raia, mas já vi fotos e parece ser um local muito bonito e com bons ventos. A expectativa para o campeonato está ótima”, completa Bimba.

 

Na categoria Open masculino, o principal adversário de Bimba deve ser o paulista Mateus Isaac, 25 anos, atual número 9 do circuito PWA Tour e campeão sul-americano de Foil, a nova modalidade do windsurfe. Isaac também venceu a etapa do Brasileiro promovida pela ISSO na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. O peruano Alessio Botteri, também treinado por Bimba, é outro atleta que deve brigar pelo título da competição.

 

Campeonato Sul Americano e Brasileiro de Windsurf Slalon

Campeonato Sul Americano e Brasileiro de Windsurf Slalon

 

O ISSO IFCA South American Slalom Championship é uma realização da ISSO Wind Xtreme, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Palhoça, Neokai e Corona. Apoio: Decathlon, Santur, KEY Suzuki e Green Flip Flops, e parceiros Buttons, Manos Comunicação, Ilha do Papagaio, Anasol. Divulgação: Canal Woohoo, programa Mundomar e Rádio Cidade FM. A supervisão é da CBVela e da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS). O 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship é sancionado pela International Funboard Class Association (IFCA), com chancela da World Sailing, através da Internacional Windsurf Association (IWA).

 

A ISSO Wind Xtreme é uma empresa brasileira nascida em Santa Catarina que fabrica produtos náuticos de qualidade, especialmente velames para todos os tipos de veleiros (monocasco, catamarãs, cruzeiro), assim como velas, pranchas e acessórios para Windsurf. Saiba mais em www.issobra.com.br. Instagram: @issowindxtreme Facebook: Facebook.com/issobraoficial

 

PROGRAMAÇÃO - 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship

31/10 - Quinta-feira (dia não oficial)

14h - Treinos e inscrições (registros)

1°/11 - Sexta-feira

9h - Cerimônia de Abertura

10h - Reunião dos velejadores

10h30 - Velejadores à disposição da CR

11h - Possível início das regatas

*após o término da última regata do dia haverá reunião dos velejadores.

20h - Jantar especial para os velejadores na Pousada da Ilha do Papagaio.

02/11 - Sábado

9h - Reunião dos velejadores

10h - Velejadores à disposição da CR

10h30min - Possível início das regatas

*após a última regata do dia haverá reunião dos velejadores

18h30min - Show com músico Nathan Malagoli.

03/11 - Domingo

9h - Reunião de velejadores

10h - Velejadores à disposição da CR

10h30min - Possível início das regatas

** a última regata deverá iniciar no máximo até as 15h. Cerimônia de premiação será realizada após o término da última regata.

Leia ainda: Kurotel, o melhor spa do Brasil, anuncia kosher e celebrações judaicas

 

turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens

 

 





« Leia outros artigos