39ª Fitur – Hub de inovação do turismo da OMT é destaque em Madri

Jefferson Severino - 23/01/2019 SC 01571 JP

Evento foi realizado na véspera da abertura oficial da 39ª Fitur, Feira Internacional de Turismo de Madrid, abrindo o calendário internacional de eventos do setor

 

39ª FITUR EM MADRI - turismoonline.net.br

 

A Organização Mundial do Turismo (OMT) nesta terça-feira, (22), em Madrid, capital da Espanha, o Centro Global de Inovação Turística – mecanismo criado para identificar e dar visibilidade às empresas que estão liderando a transformação do setor turístico em todo o mundo na era digital. O evento será concluído amanhã com a entrega de placas a 10 startups, entre cerca de três mil inscritos de 132 países, escolhidos por projetarem práticas inovadoras de promoção do turismo. A cerimônia marcou a véspera da abertura da 39ª Fitur, Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das maiores do mundo, e que se estenderá até o próximo dia 27.

 

Teté Bezerra na 39ª FITUR MADRI - turismoonline.net.br

 

“As empresas que promovam o turismo sustentável, responsável e inclusivo em uma era digital, sairão à frente nesse processo liderado pela OMT”, avaliou a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, ao participar das solenidades desta terça-feira ao lado do embaixador do Brasil na Espanha, Pompeo Andreucci Neto. Para ela, muitas empresas brasileiras já entenderam esse novo momento do turismo mundial. Dabnj s três mil startups participantes, 72 são brasileiras. O Brasil não está entre os 10 finalistas, mas a movimentação do setor brasileiro, pelo próprio número de inscrições, é motivo de otimismo. “No Brasil, felizmente, temos muitas ações nesse caminho”, disse Teté, lembrando iniciativas como o prêmio Braztoa, que premia segmentos do setor turístico que investem em práticas inovadoras e sustentáveis. A meta é transformar essas novas práticas em ferramentas digitais. Em 2019, serão abertas novas inscrições para que empresas concorram com projetos e a Embratur, junto com a Globalia – empresa espanhola especializada em turismo latino-americano e parceira da OMT no empreendimento – vai promover ações para que mais iniciativas de startups nacionais sejam incentivadas. Segundo o embaixador Pompeo Andreucci Neto, as novas práticas de desenvolvimento econômico serão cada vez mais reconhecidas e prestigiadas. Em um mundo globalizado, diz ele, “a diferença estará em quem conseguir se conectar com esse novo mundo, oferecendo bons produtos, com boas iniciativas”.

 

39ª FITUR MADRI - turismoonline.net.br

Presidente da Embratur Teté Bezerra, com o secretário-geral da OMT e o embaixador do Brasil na Espanha; Foto: Pablo Peixoto/Embratur

 

“Hub de Inovação do Turismo”, de acordo com o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, marca um passo adiante às ações da própria instituição, hoje voltadas à geração de conhecimento sobre mercado, promoção de políticas, incentivo à educação e formação, bem como oferta de capacitações e assistência técnica. A Organização também contribui para disseminar uma espécie de código de ética mundial para o turismo.  Para o assessor técnico da Diretoria de Inteligência e Mercadológica do Turismo da Embratur, Alisson Andrade, que também acompanha a agenda em Madrid, o programa lançado pela OMT “unifica ‘hubs´, dá força aos empreendedores, além de maior visibilidade e, por extensão, mais possibilidades de financiamentos”. Ou seja, é o turismo financiando e multiplicando ações positivas do próprio setor, segundo a OMT.

 

39ª FITUR EM MADRI - turismoonline.net.br

 

Como parte da programação de véspera da Fitur, o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, e a ministra de Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Marato, bem como o próprio secretário-geral da OMT, Zurab Polololikashvili, recepcionaram, no Museu do Prado, autoridades de mais de 150 países. Teté Bezerra e o embaixador Pompeo Neto representaram o Brasil no evento. Com sede em Madrid, a OMT é uma agência oficial da ONU (Organização das Nações Unidas) composta por 158 países, seis membros associados e mais de 400 membros afiliados que representam o setor privado, instituições educacionais, associações e autoridades locais de turismo.

 

39ª FITUR MADRI - turismoonline.net.br

 

Em razão da importância da entidade, no ano passado, o Ministério do Turismo e a Embratur realizaram um seminário, em Brasília, para mostrar a representantes de dezenas de faculdades de turismo no Brasil a possibilidade de agregarem seus cursos a uma marca como a da OMT. A chancela da Organização depende de uma série de exigências e garante à instituição filiada um “plus” na garantia da qualidade dos seus cursos. Além da consultoria técnica e da chancela em cursos, a OMT tem liderado em todo o mundo a necessidade de o setor turístico entrar de vez na era digital, estimulando ações como a do centro global de inovação tecnológica. Vi diversos Ministros do Turismo, mas o brasileiro Marcelo Álvaro Antônio em não vi. Ele foi?

 





« Leia outros artigos