SC ELEITA O MELHOR ESTADO DO BRASIL, SABORES DE FLORIPA EM PARATY, FLORIPA AIRPORT - PESQUISA DE SATISFAÇÃO, AEROPORTO DE CHAPECÓ NA QUARTA POSIÇÃO, CAFÉ CULTURA - CASE DE SUCESSO, SEMANA DO TURISMO DE FRAIBURGO, ABIH - SC, MELHORES FORNECEDORES DA HOTELARIA, FESTIVAL DO CHURRASCO, TRAVEL ACE, ...

Jefferson Severino - 28/10/2018 SC 01571 JP

A CAPITAL DO ESTADO FLORIANÓPOLIS FOI ELEITA A MELHOR CIDADE E O MELHOR DESTINO DE PRAIA
 



Há 17 anos surgiu o maior prêmio do turismo do Brasil. E, ao longo de todo esse tempo, o Prêmio Viagem e Turismo mudou, ganhou novas categorias, contou com profissionais do turismo e viajantes inveterados na hora de eleger os melhores. O que não mudou desde a primeira edição, no ano 2000, foi a participação do leitor. Nossos turistas, visitantes, hóspedes elegeram novamente Santa Catarina como melhor estado do Brasil e Floripa, a melhor cidade e melhor destino de praia. 

 

 

SABORES DE FLORIPA EM PARATY
 


O Chef Narbal Correa do Rita Maria Lagosteria, coordenador da Confraria do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia irá fazer um showcooking no dia 2 de novembro e Nathália Bernardinete, do Senac/SC, participará do debate “Cidades Criativas da Gastronomia”, representando o Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa de Gastronomia da UNESCO. O Folia, que tem foco inovador no empreendedorismo gastronômico, será um momento de aprendizado e troca de experiências e conhecimentos. Além disso vai celebrar os sabores e saberes gastronômicos de Paraty, assim como Florianópolis, reconhecida pela Unesco como cidade criativa na gastronomia. Serão seis dias de aulas, debates, aulas infantis, rodadas de negócios, showcookings, palestras e a realização do concurso Melhor Receita da Merenda Escolar.
 
 
FLORIPA AIRPORT - PESQUISA DE SATISFAÇÃO
 
 
A Floripa Airport considera a Pesquisa de Satisfação de Passageiros, feita pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), um importante balizador do trabalho realizado pela concessionária no Aeroporto Internacional de Florianópolis. O resultado da pesquisa referente ao terceiro trimestre de 2018, divulgado nesta quarta-feira, demonstra que o passageiro percebeu as melhorias feitas pela Floripa Airport no atual terminal. O objetivo da empresa é tornar este terminal o mais confortável possível até a inauguração da nova estrutura, onde se poderá garantir um nível excelente de qualidade de serviços. A média das notas dos 38 quesitos do aeroporto de Florianópolis é 4,09, o que garante que neste trimestre o aeroporto atingiu a meta da SAC (nota acima de 4).
 
 
Algumas melhorias implantadas pela Floripa Airport surtiram efeito no conforto dos passageiros, tais como a nova organização do meio fio, instalação de nova rede de wi-fi, contratação de nova empresa de limpeza e novos processos de limpeza do aeroporto e a chegada de novas operações comerciais (pizzaria, pub, sorveteria, food truck de cachorro-quente). No geral, 58% dos Indicadores no 3º Trimestre apresentam nota acima de 4,00 (meta da SAC) e 76% dos indicadores apresentaram aumento comparados ao 1º Trimestre de 2018. O que falta de fato é um maior e melhor relacionamento com a mídia, o que a nova direção insiste em não entender. 
 
Olha o feriadão chegando. Últimas vagas no ícone do turismo rural brasileiro - Hotel Fazenda Boqueirão - Resort de Campo

AEROPORTO DE CHAPECÓ NA QUARTA POSIÇÃO
 

De acordo coma Air Help, empresa focada nos direitos aéreos dos passageiros, o aeroporto da cidade de Chapecó ocupa a quarta posição no mundo no índice de cancelamento de voos em 2018. Seja por mudanças climáticas ou mesmo por falta de organização, dezenas voos passaram por problemas diariamente e prejudicaram a vida de passageiros. Vi muitos voos cancelados de amigos que vinham comigo até Florianópolis e que deveriam seguir para Chapecó. O Aeroporto simplesmente fecha. Qualquer tempinho ruim inviabiliza do voo. Na frente de Chapecó estão apenas Lisboa (LIS), 38%, El Dorado (BOG), 33%, Instambul Ataturk (IST), 29% e Chapecó (XAP), com 28% de interrupções.
 
Nevoeiro causa cancelamentos de voos Chapecó

Vale lembrar que Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, opera por instrumentos e tem um procedimento chamado RNAV (Rota de navegação aérea e que depende do piloto e a aeronaves homologados para fazer esse tipo de procedimento). Só utiliza o GPS como balizador da navegação da aeronave. Em solo os equipamentos estão desabilitados por serem antigos.
 
 
COSTÃO DO SANTINHO CHEGA A FINAL DO PREMIO CAIO 2018
 
 
O Conselho Diretor do Prêmio Caio 2018 anunciou, esta semana, as 21 Personalidades do Ano, eleitas a partir de indicação de 283 membros do Júri do Prêmio Caio 2018, composto por profissionais de todo o país. Foram eleitos três profissionais em cada um dos segmentos definidos pela premiação. No segmento Hotelaria, foi eleito Rubens Régis do Costão do Santinho. Há 18 anos no Costão do Santinho Resort, Rubens Régis é hoteleiro e membro do conselho do Florianópolis Convention & Visitors Bureau. Acumula experiência na gerência comercial de empresas do setor aéreo e de hospitalidade, além na Associação Brasileira de Resorts -, da qual já foi presidente.
 
Rubens Régis
 
"Agora, numa terceira etapa, os vencedores do Personalidade do Ano concorrerão ao Grand Prix Prêmio Caio 2018, em votação aberta (qualquer pessoa pode votar) no portal do Prêmio Caio, de 13 de novembro a 09 de dezembro. Os vencedores do Grand Prix Prêmio Caio 2018 serão anunciados durante a Cerimônia de Premiação do Prêmio Caio 2018, a ser realizada na noite de 11 de dezembro, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo", explica Sergio Junqueira Arantes, diretor da Eventos Expo Editora, criador e curador do Prêmio Caio. Para participar da fase de votação popular, clientes, fornecedores e simpatizantes do Costão do Santinho poderão acessar a página do Prêmio Caio a partir de 14 de novembro. Basta acessar www.premiocaio.com.br.

CAFÉ CULTURA - CASE DE SUCESSO
 

A rede de cafeterias Café Cultura, de Florianópolis, conquista mais um importante prêmio nacional. Desta vez ficou com a prata na categoria Projeto Arquitetônico no 8º Prêmio ABF + RDI Design 2018, promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e Retail Design Institute Brasil (RDI). A empresa se destacou com o case da Loja Conceito, inaugurada em março na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC) e que já é um grande casrtão postal e ponto turístico da Ilha da Magia.“Para nós é um grande orgulho termos este projeto reconhecido. Nossa ideia foi criar um ambiente com alma, que contasse um pouco da nossa história, valorizando a experiências e a cultura do encontro. E a conquista desse prêmio revela que a mensagem foi compreendida”, afirma Luciana Melo, fundadora do Café Cultura.
 

Essa é a segunda vez que a empresa é premiada pela ABF. São 400 m² com uma decor que mistura linguagens moderna e cosmopolita.  No local foram reunidas peças do acervo pessoal dos sócios e objetos garimpados em feiras e antiquários, transformando o Café Cultura num lugar único, repleto de significados. O projeto arquitetônico e a decoração são assinados pelo arquiteto Darlei Voltolini, da EA+ Arquitetos Associados, com direção criativa de Nanina Rosa e Cecília Rosa (as irmãs até 2015 eram responsáveis pela parte criativa da rede Imaginarium e ingressaram recentemente como sócias do Café Cultura).


Tomato Cucina & Vino, o melhor endereço gastronômico italiano da Ilha da Magia

SEMANA DO TURISMO DE FRAIBURGO
 

Com o tema Respire Turismo foi apresentada a programação da Semana do Turismo de Fraiburgo. O objetivo da semana que, ocorrerá entre os dias 4 e 11 de novembro, é enaltecer o endomarketing do turismo na Terra da Maçã e em contrapartida envolver a comunidade. Pensando nisso o Conselho Municipal de Turismo organiza um pré-evento nos dias 30 e 31 de outubro. Serão realizadas palestras com a abordagem do tema Turismo na Terra da Maçã. A solenidade de abertura está programada para o dia 4 de novembro, às 17h, no Centro de Atendimento ao Turista - CAT, localizado junto a Praça Gabriel Evrard. Nos dias 5, 6, 8 e 9 de novembro a programação será desenvolvida no auditório da Associação Empresarial - ACIAF.
 
 
Estão previstas oficinas ligadas aos temas Turismo e Gastronomia, Turismo e Viagens, Turismo e Meio Ambiente. Os organizadores também apostam no Dia D da Semana, em 10 de novembro. A concentração se dará junto ao CAT, mas estão programadas uma série de ações com a finalidade de envolver o comércio local. O encerramento ocorre em 11 de novembro, às 16h, no Parque Ecológico, com apresentações culturais. Durante todo esse dia serão oferecidos passeios a cavalo, de kaigang e passeio ecológico.  Em parceira com Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Fraiburgo durante a Semana do Turismo os associados oferecerão descontos especiais.



ABIH - SC
 

O empresário Osmar José Vailatti foi reeleito à presidência da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC em votação unânime realizada na sede da entidade. A nova gestão – o segundo mandato consecutivo – começa oficialmente em janeiro/2019. Na ocasião aconteceu a Assembléia Geral Ordinária, na sede da ABIH-SC onde verificou-se a Prestação de Contas do 31º Encatho & Exprotel, que ocorreu em julho/2018 bem como a definição do Tema do 32º Encatho & Exprotel. O Tema e data do 32º Encatho & Exprotel será apresentado no dia 09 de novembro durante a comemoração do dia do Hoteleiro, evento que este ano será no Hotel Maria do Mar em Florianópolis/SC.
 
Pensou em reformar? Tudo o que você precisa para construir/reformar sua pousada/hotel/resort, vale a pena no mínimo, consultar
 
MELHORES FORNECEDORES DA HOTELARIA
 
 
No próximo dia 9 de novembro é o Dia Nacional do Hoteleiro. Como essa data é uma tradição comemorada pelos empresários dos meios de hospedagens ligados a ABIH/SC— Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, a Revista Hotéis aproveita as ações que serão realizadas para iniciar a enquete que apontará os Melhores Fornecedores da Hotelaria de 2018. O site está sendo renovado para receber a votação que terá mais ferramentas tecnológicas para garantir ainda mais lisura e a segurança na votação. 
 
 
O evento será no Maria do Mar Hotel, em Florianópolis/SC e haverá várias ações sociais envolvendo entidades da comunidade onde estão estabelecidos, visando apresentar o empreendimento e a rotina das pessoas que nele trabalham. Já a ABIH-SC, realiza um evento gratuito comemorativo que tem como objetivo principal homenagear os hoteleiros dos meios de hospedagem do Estado, bem como, proporcionar momentos de integração e networking entre os homenageados, convidados, parceiros e a entidade.
 
 
FESTIVAL DO CHURRASCO
 
Foto: Cassio Brezolla
 
Uma celebração à cultura do churrasco irá tomar forma mais uma vez em Gramado. No dia 8 de dezembro, o festival gastronômico e cultural "Ô Churras" agrega ainda mais experiências para os visitantes e realiza sua nova edição no Olivas de Gramado, aguardado complexo dedicado a olivoturismo que ainda não abriu suas portas ao público. Dentro de uma paisagem deslumbrante, chefs assadores, carnes e cortes selecionados, bebidas premium e atrações culturais estarão reunidos para mais uma experiência churrasqueira em torno do fogo.
 
Foto: Cassio Brezolla
 
Desta vez, além das tradicionais estações de carnes que terão cortes diferenciados e ainda pouco difundidos no país como a entraña e o cowboy steak, o festival irá oferecer pela primeira vez uma estação de pescados, uma de hambúrgueres e outra exclusiva para crianças. Os vegetarianos também terão vez com três opções sem carne. Valorizando as marcas locais, empreendimentos da região de Gramado e Canela já estão confirmados para levar suas especialidades. Considerado o maior evento do gênero no Sul do país, Ô Churras repete seu formato das duas primeiras edições, que juntas reuniram mais de três mil pessoas, para uma nova experiência de open food e open bar oferecendo mais de 15 opções de comida harmonizadas com muita cerveja artesanal em um lugar especial. 
 
Olivas de Gramado - Foto Edison Vara 
 
Outra novidade desta edição é uma programação exclusiva de cursos e oficinas. Como em todo bom churrasco, a integração entre amigos e família está garantida no Ô Churras com atrações culturais e gastronômicas para todos os públicos. Shows musicais com repertório inspirado na cultura churrasqueira ao redor do mundo como o blues, a milonga e a música gaúcha irão embalar as oito horas de evento. Os ingressos já estão à venda em seu primeiro lote pelo site www.ochurras.com.br.
 
 
TRAVEL ACE - VIAJE TRANQUILO
 
 
Viajar pelo país tem se tornado cada vez mais frequente entre os brasileiros, a crise econômica e a alta do dólar criam a oportunidade de turismo pelo Brasil. A Travel Ace Assintance, líder em seguro aos viajantes na América Latina, tem um produto nacional que custa apenas R$ 5,20 por dia. Quando se possui plano médico, o seguro viagem é deixado de lado, mas as despesas médicas e hospitalares são apenas um dos itens da cobertura. Pode ser necessária a utilização em casos como: despesas odontológicas, compra de medicamento, extravio de mala, cancelamento da viagem ou até mesmo necessidade de retorno imediato.
 
 
Os viajantes podem contar com uma completa estrutura de serviços: pronto atendimento médico, hospitalar, assistência odontológica, fisioterapia, translado, despesas farmacêuticas e, inclusive, tratamento emergencial para doenças pré-existentes. Havendo a necessidade de internação, serviço de coordenação de reservas de passagens aéreas e hotel para familiar e também auxílio em acompanhamento de menor de idade. Outras coberturas disponíveis: reembolso de custo no caso de extravio e ou danos às bagagens, assistência na localização das malas, retorno antecipado, orientação em caso de perda ou roubo de documentos e cartão de crédito, transmissão de mensagem urgente e linha de consulta 24 horas. O segurado também pode contar com assistências via aplicativo, financeira e jurídica.
 
 
RIO GRANDE DO SUL E GRAMADO PATROCINAM O FESTURIS 2018
 
Secretario de Turismo do RS, Victor Hugo, centro, em visita ao escritório do FESTURIS
 
Feira internacional de Turismo realiza sua 30ª edição, de 08 à 11 de novembro de 2018 no Serra Park, em Gramado. E o evento anuncia dois grandes patrocinadores para esta edição especial: o município de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul. Além de serem anfitriões de fato, serão também anfitriões de direito este ano. Os anfitriões, além de sediaram o evento, entram com recursos e apoio financeiro para que ele aconteça. O FESTURIS Gramado deve receber em novembro, mais de 10 mil profissionais de Turismo de todo o mundo na Serra Gaúcha. Serão mais de 2 mil marcas expositoras, 65 destinos internacionais e 22 mil metros quadrados de área na feira de negócios. O evento é apontado como uma das principais plataformas para negócios relacionados ao Turismo na América do Sul. Mais informações e inscrições: www.festurisgramado.com.
 

 
 
Bolo de Fubá com cobertura de doce de amora. Pensa num bolo espetacular - Bolo da Madre - São José - SC
 




« Leia outros artigos