Floripa Airport sem combustível; Intertet é a principal ferramenta para o turismo; Gastronomia brasileira; Termina com sucesso BNT Mercosul 2018, Infinity Best, Capacitações deram o tom; SC na BNT Mercosul, Futuro do Centro de Eventos de Balneário, Festival JPA em Dubai, Itaipu e os ciclistas,

Jefferson Severino - 27/05/2018 SC 01571 JP

FLORIPA AIRPORT SÓ TEM COMBUSTÍVEL ATÉ ESTE DOMINGO

 

Em novo balanço feito pela Floripa Airport, o aeroporto de Florianópolis terá combustível para operar até este domingo. A ampliação foi possível graças ao gerenciamento que a equipe de operações da concessionária está fazendo com as cias aéreas, desde o início da crise ocasionada pela justíssima paralisação dos caminhoneiros. A Floripa Airport reconheceu o apoio do governo, que ajudou no deslocamento, nesta madrugada, de um caminhão com alguns litros de Querosene de Aviação (QAV). A concessionária reforçou as equipes de atendimento ao público e está auxiliando as cias aéreas no planejamento para remanejar passageiros, com o levantamento de hotéis disponíveis na cidade e na acomodação em outros voos. Os estabelecimentos comerciais do aeroporto também ampliaram o estoque de alimentos e bebidas e o horário de atendimento.
 

Entre as ações de gerenciamento junto às cias, está a orientação para que aeronaves que partem de aeroportos sem restrição de combustível, como Guarulhos e Galeão, pousem em Florianópolis já abastecidos para a próxima etapa. A equipe de operações do aeroporto faz um monitoramento constante do abastecimento de cada aeronave que pouso e decola em Florianópolis.  Acompanhe a situação dos voos aqui.
 
 
INTERNET É O PRINCIPAL MEIO DE BUSCA PARA O TURISMO
 

Essa é justamente para você que não investe em marketing, mídias sociais, jornalistas profissionais e especialistas em turismos, que divulgam não só destinos turísticos, mas também roteiros, hotelaria, gastronomia... Segundo pesquisa  do Ministério do Turismo à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a busca pelos destinos brasileiros na internet segue em alta com os turistas estrangeiros. De acordo com o levantamento, 54% dos 6,58 milhões de estrangeiros que desembarcaram no País em 2017 procuraram informação na rede. A opinião e experiência de família e amigos aparece em segundo lugar com 27,9%.
 
Hotel Termas em Gravatal - SC. Feriadão na melhor água termal do Brasil
 
Os itens mais consultados pelos viajantes são hospedagem, transporte interno, atrativos e passeios. Além disso, 95,6% dos viajantes têm intenção de retornar ao Brasil e para 88,3% dos visitantes internacionais a experiência superou ou atendeu às expectativas. A pesquisa foi realizada com 35,5 mil turistas, que foram entrevistados em 25 locais de pesquisa (15 aeroportos internacionais e dez pontos de fronteiras terrestres). O litoral brasileiro segue como grande atrativo e nos meses de janeiro, fevereiro e março do ano passado concentrou 38,5% do fluxo internacional. Segundo a pesquisa, 72,4% dos viajantes que vieram ao Brasil a lazer tiveram como principal motivação o sol e a praia, seguido de natureza, ecoturismo e aventura (16,3%) e cultura (9%).
 
 
De acordo com a Demanda Turística Internacional, os vizinhos da América do Sul são os que mais tem aproveitado o Brasil. Dos 6,58 milhões de turistas internacionais em 2017, 62,4% (ou 4,11 milhões deles) eram sul-americanos. Os argentinos seguem liderando a lista dos maiores emissores de turistas para o Brasil com 2,62 milhões, um crescimento de 14% em relação a 2016. O segundo lugar fica com os Estados Unidos (475,2 mil), seguido de Chile (342,14 mil), Paraguai (336,6 mil) e Uruguai (328 mil). Quase metade deles, cerca de dois milhões (49%), escolheram as vias terrestres para cruzarem as fronteiras brasileiras. E apenas entre os residentes do continente sul-americano a via terrestre supera a aérea (1,99 milhão). Nos demais continentes, 63,5% da preferência é pelo transporte aéreo.

 
GASTRONOMIA BRASILEIRA EM DESTAQUE NO TRADE BRITÂNICO
 
 
Os destinos e os produtos turísticos brasileiros foram apresentados a cerca de 60 agentes de viagens e operadores britânicos. O Brazilian Roadshow foi promovido pela VBRATA (Visit Brazil Travel Association), uma entidade privada sem fins lucrativos que congrega o trade turístico do Reino Unido emissivo para o Brasil. A Embratur apoiou a realização do evento, por meio da participação do Escritório Brasileiro de Turismo de Londres. Promovido em um restaurante de comida brasileira em Brighton, o treinamento buscou compartilhar experiência com itens da cultura do Brasil, por meio da gastronomia e da música popular. 
 
 
A apresentação do EBT sobre o Brasil deu destaque para a diversidade da gastronomia. Os participantes tiveram a oportunidade de degustar a culinária típica brasileira, como churrasco, feijoada, caipirinha e guaraná. A gastronomia tem sido uma das fortes motivações de viagens. Por meio do roadshow, que foi tematizado pela gastronomia brasileira, os agentes e operadores participantes puderam vivenciar parte da cultura brasileira. Tendo em vista que somente 10% dos participantes já estiveram no Brasil, foi uma oportunidade de transmitir o sabor e a cultura do para os representantes do trade britânico.
 
 
TERMINA COM SUCESSO A BNT MERCOSUL 2018
 
 
Terminou neste sábado no Beto Carrero World, mais uma exitosa edição BNT Mercosul 2018. Com ocupação total dos estandes disponibilizados para a Feira de Negócios, o evento obteve excelentes resultados resultados. A feira reúne profissionais de turismo da América do Sul recebeu entre os dias 25 e 26 de maio mais de seis mil participantes em Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero World.
 
 
Segundo Geninho Goes, CEO da BNT Mercosul, “Estávamos preparados para que esta edição fosse um sucesso. Todos os anos inovamos para que a BNT Mercosul fique cada vez melhor e para que os profissionais de turismo façam cada vez mais negócios, aumentem sua rede de contatos comerciais e se atualizem sobre o que tem de melhor no mercado do turismo”. A programação iniciou às 14h do dia 25, sexta-feira, no Centreventos de Itajaí, com a abertura oficial da Feira de Negócios. Ao longo do dia também acontecem as Capacitações para os Agentes de Viagens. 
 
 
INFINITY BEST
 
 
Como forma de reconhecer o trabalho das empresas de turismo, o Infinity Blue Resort & Spa – O melhor resort de praia do Sul do Brasil para famílias, localizado na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú – promoveu a 4ª edição da premiação Infinity Best, durante a BNT Mercosul. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O evento enaltece as operadoras de turismo que se destacaram ao longo do ano nas vendas e na divulgação de pacotes do local. A premiação é um momento muito importante para o resort a fim de incentivar novas oportunidades de trabalho. Para ver todas a fotos e detalhes clique aqui.
 
 
“Realizar este tipo de evento em nosso empreendimento é uma forma de agradecimento pela parceria que temos com as operadoras de turismo, que acreditam em nosso trabalho e estão conosco há muitos anos. É uma honra poder homenagear todos esses parceiros que contribuíram para o nosso crescimento e crescer junto com eles é fundamental e saudável a todos”, afirma Alberto Cestrone, diretor geral do Infinity Blue.
 
 
No sábado, 26, os expositores participaram do Business Center, um evento no formato rodada de negócios, no Hotel Sibara em Balneário Camboriú. À tarde seguiu com a exposição das marcas e capacitações no Centreventos. PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI.
 
CAPACITAÇOES DERAM O TOM NA 24ª BNT MERCOSUL
 
 
O evento recebeu 114 operadoras, 38 grupos de Famturs, e profissionais vindos de 288 cidades brasileiras e 67 estrangeiras, 21 estados brasileiros e 6 países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru.Quase 6.000 pessoas circularem pela feira. As capacitações para Agentes de Viagens tiveram grande participação do público, sendo 2.364 profissionais capacitados em sete salas que apresentaram os seguintes destinos: Ministério do Turismo, Governo do Maranhão, Governo do Rio Grande do Norte, Governo do Mato Grosso, Governo do Mato Grosso do Sul, Município de Blumenau e Parque Unipraias. 
 
 
Geninho Goes, diretor da BNT Mercosul, destacou a grande aceitação dos expositores e Agentes de Viagens sobre as mudanças desta edição. "Com corredores mais livres, os profissionais puderam circular mais, aproveitando melhor o seu tempo no evento e encontrar com mais facilidade as salas das Capacitações".  A 24ª edição apresentou 93 estandes com 350 marcas participantes.
 
 
Como tradição, a BNT Mercosul encerrou em festa no Beto Carrero World, com a entrega do prêmio Campeões de Vendas 2017/18. Em 2019 a BNT Mercosul completa 25 anos, e a celebração reserva surpresas aos participantes. O evento já tem data marcada, dias 24 e 25 de maio.
 
 
Segundo Rogério Siqueira, CEO do Parque Beto Carrero World, que está no exterior e com quem conversei: "À BNT, com o passar dos anos, vem se tornando um dos maiores eventos de turismo do Sul do Brasil e o maior de Santa Catarina. Evento como esse só valorizam nossa região e coloca Santa Catarina no lugar de destaque no turismo nacional e do Mercosul. A ausência do nosso amigo Leonel Pavan foi muito sentida, espero que ele se recupere logo. O turismo de Santa Catarina precisa muito dele. Ele é um grande amigo e luta muito pelo turismo catarinense".O domingo, 27, foi destinado às visitas nos pontos turísticos parceiros. Os participantes tiveram a oportunidade de visitar as atrações Beto Carrero World, Cristo Luz e Parque Unipraias.
 
Tudo para a hotelaria
 
SANTA CATARINA NA BNT
 
 
Uma novidade tecnológica fez parte do estande de Santa Catarina na BNT Mercosul. Por meio de uma parceria com a Smart Tour Brasil, a SANTUR, empresa de promoção do turismo vinculada à Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, promoveu no estande o "Beacon Direct", dispositivo de localização que se comunica com smartphones via bluetooth e web repassando conteúdo diretamente na tela do aparelho do usuário. Os participantes receberam em tempo real uma revista em formato pdf sobre os diversos segmentos do turismo de SC. O material, criado pela Secretaria de Turismo, possui 40 páginas com conteúdos distribuídos em cinco segmentos do turismo.
 
 
A mesma tecnologia dos beacons foi utilizada ainda para realizar uma pesquisa sobre o perfil dos agentes e operadores de viagens participantes do evento. A proposta inovadora da diretoria de marketing da SANTUR permitirá reunir dados relevantes sobre o público que participa da feira. Todos as pessoas que responderam à pesquisa, que leva cerca de 60 segundos, concorreram ao sorteio de passaportes para o Beto Carrero World.
 
 
Além de disponibilizar um estande de 97m² aos municípios do estado que participaram da feira, divulgando seus atrativos, a SANTUR promoveu o "Experience SC". A ação especial, que foi um sucesso em 2017 é mais uma oportunidade para os operadores de turismo da feira provarem diversos itens da rica culinária catarinense, além de chop da cidade de Brusque. A animação do público ficou por conta da banda de música da Fenarreco e do coral infantil Vivaz, de Itapema.
 
 
NOVOS BONDINHOS
 
 
Após 19 anos de uso, os clássicos bondinhos brancos e azuis do Parque Unipraias estão sendo substituídos por novos modelos. As 47 cabines novas - importadas da empresa suíça ROWEMA - são produzidas em alumínio e policarbonato e possibilitam uma visibilidade 360 graus das belas praias de Balneário Camboriú. 
 
 
Com investimento na ordem de R$ 4 milhões, design moderno e nas cores vermelha e amarela - cores fornecidas pela empresa fabricante e que seguem os padrões de outros bondinhos no mundo, em países como Áustria, Itália, Suíça e Nova Zelândia - cada cabine possui comprimento de dois metros, altura de 2,10 e profundidade de 1,77 metro. Assim como nos antigos bondinhos, as portas se abrem e fecham automaticamente. O Parque Unipraias  reabriu neste último dia 24 de maio, já com as novas cabines em funcionamento.
 
 
FUTURO DO CENTRO DE EVENTOS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
 
 
Representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Turismo e Convention & Visitors Bureau de Balneário Camboriú estiveram com o secretário de Estado de Turismo, Tufi Michreff Neto, para tratar sobre a conclusão das obras do empreendimento e a expectativa em torno da inauguração. Segundo o secretário Tufi Michreff, a obra física deve estar concluída dentro de 60 dias. Paralelo a isso, a secretaria dá encaminhamento aos trâmites para aquisição dos equipamentos, como elevadores e sistema de refrigeração, garantidos pelo repasse de R$ 15,6 milhões do Governo Federal, anunciados na semana passada. Também estão em curso as tratativas sobre as obras do entorno do Centro de Eventos e os termos para concessão do local. “De nossa parte temos um compromisso de cobrar agilidade na conclusão da obra, porque sabemos da importância que este espaço tem para movimentar a economia da região e do estado”, frisou.
 
 
A urgência na inauguração da empreendimento foi enfatizada reiteradamente pela comitiva. De acordo com o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Miro Teixeira, o município calcula prejuízo de cerca de R$ 20 milhões para cada evento não realizado. O grupo apresentou a sugestão de que a Santur possa administrar o Centro de Eventos até que seja feita a concessão definitiva, o que será estudado pela equipe da Secretaria. Outra sugestão prontamente acatada pelo secretário Michreff foi a formação de um grupo de trabalho, com representantes da SOL e da Prefeitura de Balneário Camboriú, para monitorar o andamento das obras nesta reta final. 
 
Hotel Fazenda Boqueirão - Resort de Campo - Ícone do Turismo Rural Nacional. Durante a semana, 50% de desconto nas diárias (exceto nos feriadões)
 
FESTIVAL JPA EM DUBAI
 
 
O consultor em estratégia do Festival de Turismo JPA, Paulo Júnior, CEO da PJI Consulting, esteve visitando o Arabian Travel Market, que aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes. A 25º edição do evento atraiu destinos de todo o mundo, além disso, apresentou uma gama diversificada de redes de hotéis e resorts, atrações turísticas, tecnologia de viagens e rotas principais de companhias aéreas. Os Emirados Árabes se tornaram ainda mais importantes para o Brasil após a isenção de vistos entre os dois países, o que facilita o estreitamento de relações comerciais e o interesse de investidores no mercado do turismo nacional. 
 
 
Festival JPA recebeu em sua última edição aproximadamente 45 expositores internacionais e pretende, este ano, aumentar esse número visitando eventos como a ATM e outros que acontecem em âmbito internacional. 
 
Tambaú Hotel - João Pessoa - PB
 
ITAIPU BINACIONAL E OS CICLISTAS
 
 
A Itaipu Binacional vai abrir as portas para ciclistas da comunidade pedalarem dentro da área da usina, em Foz do Iguaçu (PR), no último domingo de cada mês. O projeto do Circuito de Ciclismo começou neste domingo (27), com largada às 8h, na Barreira de Controle. O passeio é gratuito, mas as vagas são limitadas. São 100 vagas, 50 delas destinadas aos empregados e empregadas da Itaipu e seus dependentes. É preciso se inscrever antecipadamente por meio de um formulário da internet. A confirmação será enviada pelo e-mail cadastrado pela pessoa. O percurso terá 18 km e passará pelos principais pontos de parada turística do lado brasileiro, como os mirantes Central e do Vertedouro e o Porto Kattamaram. No trajeto, os participantes também poderão conhecer mais de perto o Canal da Piracema.
 
 
A iniciativa da Coordenadoria de Turismo do lado brasileiro da empresa atende a demanda de grupos de ciclistas da região e pretende aproximar a comunidade do ambiente da usina. Como o passeio também é voltado aos colaboradores da Itaipu, a proposta é que eles possam desfrutar do ambiente e dos cenários naturais da binacional aos finais de semana. Em 2018, os passeios estão previstos para os dias 24 de junho, 29 de julho, 26 de agosto, 30 de setembro, 28 de outubro e 25 de novembro. 
 
 
 
Bolo de Fubá com cobertura de doce de amora. Pensa num bolo espetacular - Bolo da Madre - São José - SC
 




« Leia outros artigos