BNT Mercosul, o mais importante evento de negócios turísticos de SC, Quais lições tirar da Argentina no turismo, Avianca conectando à Argentina, Serra Catarinense sem conexão aérea, Empurrando com a barriga, Falando de turismo, Segurança nos parques temáticos, Turismo de Luxo, ...

Jefferson Severino - 09/05/2018 SC 01571 JP

BNT MERCOSUL, O MAIS IMPORTANTE EVENTO DE NEGÓCIOS TURÍSTICOS DE SANTA CATARINA

 
 
Nos dias 25 e 26 de maio a BNT Mercosul volta a Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero World para a realização da sua 24ª edição. O tradicional evento traz a Santa Catarina os principais nomes e marcas do turismo nacional e também de países como Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai, apresentando sempre muitas novidades focadas na promoção de destinos, comercialização de serviços turísticos e capacitações de Agentes de Viagens.
 
 
A Feira de Negócios e as Capacitações serão realizadas no Centreventos em Itajaí, Business Center e visitas técnicas em Balneário Camboriú e a cerimônia de encerramento no Beto Carrero World. Além disso, o evento recebe mais de 40 Famturs, que partem de diversas cidades do Brasil e do Mercosul. Agentes de viagens interessados em participar podem entrar em contato através do e-mail marina@bntmercosul.com.br, lembrando que as vagas são limitadas e já estão se esgotando. Todas as solicitações serão encaminhadas às Operadoras responsáveis por organizar cada grupo.
 
 
A BNT Mercosul reúne, ao longo de dois dias, mais de seis mil participantes, se consolidando como o evento que mais recebe profissionais de turismo da América do Sul. Para participar é obrigatória a inscrição, que deve ser feita diretamente pelo site www.bntmercosul.com.br.
 
Infinity Blue Resort & Spa, os melhores momentos da BNT Mercosul acontecem aqui

QUAIS LIÇÕES TIRAR DA ARGENTINA NA PROMOÇÃO DO TURISMO?
 

A edição 343 do M&E traz uma destaque especial com Valdir Valendowsky, Presidente da SANTUR, Natalia Pisoni, Coordenadora da Inprotur para o Mercosul e com Alberto Cestrone, Diretor Geral do Infinity Blue Resort & Spa, em Balneário Camboriú,  também Presidente da Associação Brasileira de Resorts. 
 
 
AVIANCA CONECTANDO À ANGENTINA
 
 
Por meio da resolução nº 373, o Ministério do Transporte argentino aprovou as novas rotas solicitadas pela Avianca Argentina durante audiência pública realizada em setembro de 2017. O número de serviços pedidos pela companhia foi ainda maior que o de dezembro de 2016.“Como são muitas rotas novas pedidas, também são muitas as datas que precisamos programar. Posso garantir que, primeiramente, vamos nos concentrar nas nossas bases de Tucumán e Córdoba”, comentou Hugo Díaz, Gerente Comercial da Avianca Argentina,  se referindo às cidades localizadas nas regiões noroeste e central da Argentina, respectivamente. 
 
 
“O conjunto de pedidos inclui, essencialmente, dois tipos de rotas. As primeiras serão focadas em destinos do interior do país, como Córdoba, Tucumán e Rosário, proporcionando várias conexões que não existem hoje em dia. Já as outras, previstas para o terceiro trimestre do ano, passarão por nossos hubs regionais em Bogotá, Lima e São Paulo”,continuou Díaz. só em Guarulhos, por exemplo, a Avianca tem um total de 78 voos diários, por isso, a empresa sabe da responsabilidade para organizar e controlar sua gigantesca malha aérea.
 
 
SERRA CATARINENSE SEM CONEXÃO AÉREA
 
 
Como comentei em minha coluna anterior, a Azul disponibilizará 1200 voos para o Sul do Brasil neste inverno. Sabem quantos para Lages, Princesa da Serra, ícone do Turismo Rural Nacional, aeroporto extremamente alardeado e prometido pelo ex-governador e atual candidato ao senado, Raimundo Colombo? Nenhum! Sabem por que? Porquê o aeroporto não funciona. Os passageiros que optam em utilizar os voos da Azul Linhas Aéreas em Lages, não sabem se vão conseguir desembarcar ou embarcar no aeroporto do município. Isso porque o alardeado Aeroporto Antônio Correia Pinto de Macedo não funciona com voos por instrumento, ou seja, quando as condições climáticas impedem a visualização do piloto, os voos são cancelados e o pouso, geralmente transferido para Florianópolis. Como no inverno isso é normal na região serrana, os consumidores ficam em terra, literalmente. 
 
 
O jogo de empurra-empurra é fora do comum. O Cindacta alega que a empresa Infracea não cumpriu algumas exigências e não enviou todos os documentos. Entretanto, a empresa, que é a responsável pela administração do aeroporto, alega não saber o que falta, já que teria encaminhado tudo o que foi pedido. O Cindacta não esclarece, nem para a Infracea e nem para a imprensa.
 

O diretor de operação do aeroporto, Klaus Klinger, frisa que dois barômetros estão prontos há 60 dias, pois já havia um e foi implantado outro para evitar problemas. “Não sabemos o que está acontecendo para não liberarem os voos, eles não explicam para nós o que falta”. Ele sugeriu ao prefeito Antonio Ceron, que marque uma reunião com o Cindacta para esclarecer o assunto. A função do barômetro é indicar ao piloto a altitude da pista em relação ao nível do mar. Assim, mesmo que ele não enxergue, pode calcular a distância até o solo e realizar o pouso com segurança.
 
 
A bagunça, além de incompetência é tanta que o caso, a pedido da comissão de voo regional da Associação Empresarial de Lages (Acil), o procurador da república, em Lages, Nazareno Wolff, enviou um documento ao Cindacta II, questionando o que está acontecendo para que os voos por instrumento em Lages não aconteçam. Ele conta que o órgão possui 10 dias para responder, contando a partir do dia que recebeu o documento. Se caso, não responderem até o prazo, o procurador ressalta que o Ministério Público avaliará a necessidade de instalar um inquérito para investigar o que está acontecendo. E isso, poderá ser feito por meio de uma ação civil ou criminal. 
 
EMPURRANDO COM A BARRIGA
 
 
Reunião em Curitiba para programar mais uma vistoria? Uma nova reunião entre o Cindacta II e a Infracea será realizada nesta próxima quinta-feira, dia 10, na sede do Centro Militar, em Curitiba. A expectativa é que neste encontro se programe uma nova data para a vistoria do Cindacta II no aeroporto de Lages, resolvendo este impasse com uma"possível" homologação e liberação dos voos por auxílio dos instrumentos. É ou não é o absurdo dos absurdos? Fazer reunião para marcar outra reunião para mim é a mais pura enrolação, e com isso o turismo morre na praia, aliás, morre na serra.
 
Restam apenas quatro unidades para este fantástico final de semana. Hotel Fazenda Boqueirão, ícone do turismo rural nacional. Pensão completa.

FALANDO EM TURISMO
 
Foto: Roberto Castro/Mtur

Falando nisso, TURISMO, os comentários do Ministro Vinicius Lummertz, em comemoração ao DIA DO TURISMO,  foi extremamente realista: "O turismo vem ganhando cada vez mais importância no Brasil, com R$ 520,5 bilhões em contribuição para a economia, sete milhões de empregos gerados e 206 milhões de viagens domésticas, apesar de estarmos aquém do nosso potencial. Somos o 1º em recursos naturais e 8º em atrativos culturais no mundo, segundo dados do Fórum Econômico Mundial, mais ainda não estamos explorando a todo vapor esses diferenciais competitivos. Temos que comemorar sim os avanços e a possibilidade de crescermos ainda mais com a série de reformas que propomos para gerarmos mais negócios, empregos e renda por meio turismo"

 
Dia das mães na melhor água termal do Brasil e terceira do mundo. Últimas vagas. Hotel Termas em Gravatal - SC.

SEGURANÇA NOS PARQUES TEMÁTICOS

Nos dias 29 e 30 de maio, Acontecerá o evento anual do Instituto IAAPA de Segurança 2018, promovido pela International Association of Amusement Parks and Attractions (IAAPA), com o apoio da Associação das Empresas de Parques de Diversões no Brasil (Adibra).
 

Este ano, o encontro será realizado no Beto Carrero World, no Balneário depenha, SC. Serão realizadas palestras e treinamentos para profissionais do setor, com o objetivo de promover a segurança para visitantes e funcionários, apontando as melhores práticas em operações, manutenção nas instalações, equipamentos e gerenciamento de riscos. O evento acontece das 9h às 18h ne as inscrições podem ser feitas pelo site
http://www.iaapa.org/connect/latin-america/instituto-iaapa-da-segurança-2018.
 

Segundo Rogerio Siqueira, CEO do parque, que está em Londres e com quem conversei: "A IAAPA é a entidade que engloba os Parques Temáticos do mundo inteiro. O Seminário sobre Segurança nos Parques Temáticos é um evento que ocorre anualmente é este ano o Beto Carrero World foi escolhido para sediar este evento. O Beto Carrero World é reconhecido como um Parque Temático de referência em segurança e por isso sediará o evento".
 
 
TURISMO DE LUXO
 
 
Vem aí o o Fórum Turismo de Luxo no Brasil. O evento que acontece no próximo dia 22, na capital paulista, é organizado pela Promonde Food+Travel Marketing e a Boarding Gate. Essa já é a terceira edição e tem como principal objetivo ser uma plataforma de conteúdo que reunirá profissionais para discutir tendências do turismo de luxo, propondo caminhos e ações para aumentar a participação do Brasil no mercado internacional.
 
 
O fórum começará às 18 horas com welcome drink e mesas de negociações. Em seguida haverá três painéis. Melissa De Oliveira, Diretora Geral dos hotéis Unique e Unique Garden, e Jean-Philippe Pérol, da Star Clippers e Turismo Consciente, abordarão hospitalidade e luxo, em seguida, o papel do Travel Designer é o tema de Guilherme Padilha, sócio fundador da SUL Hotels e CEO da Auroraeco, e Pedro Treacher, Diretor da Matueté.
 
 
Para encerrar, às 21h, Milagros Ochoa Koepke, Diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil, e Malcolm Griffiths, Country Manager da VisitBritain, explicarão como os dois destinos se posicionaram junto ao turista de alta renda. O evento é aberto ao público e as inscrições deverão ser feitas pelo e-mail: forumturismodeluxo@promonde.com.br.
 
Bolo da Madre Especial do Dia das Mães
 
 
 
 
 
 




« Leia outros artigos