CORRIENTES EM SANTA CATARINA, ABEOC SC, DESPENCANDO NO RANKING, FUNDO DO POÇO, PARQUE UNIPRAIAS, BNT MERCOSUL, SALÃO PARANAENSE DE TURISMO, ROOM TAX, AVIANCA - VOOS DIRETOS, BELLA DA SEMANA, IGUASSU CONVENTION, ZONA FRANCA DE TURISMO, GRAMANO NO CERCANO, MOUNTAIN DO COSTÃO DO SANTINHO, BIKE...

Jefferson Severino - 10/05/2017 SC 01571 JP

CORRIENTES EM SANTA CATARINA
 
 
A delegação do Ministério de Turismo da Província de Corrientes - Argentina, juntamente com o trade turístico daquela região surpreenderam o trade turístico de Santa Catarina com um saboroso café da manhã de negócios, com suas belezas naturais e a grandeza dos seus destinos, começando pela pesca que tem atraído milhares de brasileiros, terminando no ecoturismo. 
 
 
Segundo o Subsecretario de Promocion e Inversiones Turísticas do Ministério de Turismo de Corrientes, Horacio Pozo: "O turismo é uma via de mão dupla. Nós argentinos somos apaixonados por santa Catarina, eu mesmo, desde a década de 70 tenho casa em Balneário Camboriú. A Ilha de Santa Catarina é fenomenal. Queremos e esperamos te-los em nossa fantástica região que lhes receberá de braços abertos". 
 
 
Da mesma forma salientou o Secretário de Turismo de Santa Catarina, Leonel Pavan, agradecendo a visita e já se comprometendo em visitar Corrientes: "Uma grande e gratificante novidade, que pode ser observada por todos os presentes por contas das apresentações do trade. Esse encontro serviu para estreitarmos ainda mais as relações com a Província de Corrientes, já que a Argentina é um dos principais mercados emissores de turistas para Santa Catarina". 
 
Consul Gustavo Coppa, Leonel Paval e Horacio Pozo
 
"Tivemos a oportunidade de conhecer melhor os atrativos e a cultura daquela Província”, resumiu Pavan. O evento  aconteceu nesta segunda-feira, 08, no Pier 54, na Capital dos catarinenses e contou com o inestimável apoio do  Consulado Argentino em Florianópolis, através do seu Consul Gustavo Coppa que afirmou que: 
 
Consul Gustavo Coppa 
 
"Já estão previstas diversas ações dos destinos argentino em Florianópolis a exemplo de Ushuaia, Mendoza, San Juan, Cordoba, Chaco e Missiones além de outros destinos que estamos aguardando a confirmação". Para ver todas as fotos clique aqui.

ABEOC SC
 
 
Entidades e instituições parceiras da Associação Brasileira de Empresas de Eventos de Santa Catarina (ABEOC), serão homenageadas em uma Sessão Especial em comemoração aos 40 anos da associação. O evento será no dia 22 de maio, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Cerca de 20 instituições receberão o troféu “amigas da ABEOC”, uma homenagem pelos trabalhos realizados em benefício do setor. Cada uma delas receberá um troféu que simboliza a parceria. Segundo o presidente da ABEOC Brasil – Estadual Santa Catarina, Lucas Schweitzer, o principal objetivo é fortalecer o segmento de eventos no Estado e no país.
 

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo, intitulada O panorama das agências de viagens e operadores turísticos no Brasil, revelou que a região Sul fica atrás do Sudeste e Nordeste, respectivamente, quando se trata do número de empresas nestes segmentos. No Brasil há 32.211 agências de turismo, 27,83% delas em solo catarinense. O Estado fica atrás do Paraná e Rio Grande do Sul em número de empresas, com 1.419. Com relação aos operadores turísticos o cenário é semelhante. A região Sul figura em terceiro lugar nacional, com 14,27% dos operadores e Santa Catarina aparece em terceiro dentro da região, com 17,38%, ou 94 empresas.
 
 
DESPENCANDO NO RANKING
 
Foto M&E
 
Falando em eventos, o Brasil vem perdendo posições no ranking da ICCA. Não poeria ser diferente diante das balas perdidas, violência generalizada, caos total, falta de infraestrutura, tudo muito caro... enfim, nossa imagem negativa no exterior, o Brasil voltou a perder posições no ranking mundial da ICCA (International Congress Council Association) divulgado nesta segunda-feira (08). O país que já havia conseguido a sétima colocação entre os principais destinos no ranking da ICCA veio perdendo posição nos últimos anos. Em 2015 ficou fora do Top Ten ao ser classificado em 11º lugar, com 292 eventos realizados, e agora caiu mais quatro posições chegando a 15ª posição, com um total de 244 eventos. O ranking 2016 tem na liderança dos Estados Unidos com 934 eventos, seguido pela Alemanha com 682 eventos e o Reino Unidos com 582 eventos. A única cidade da América do Sul a constar entre as 20 principais cidades que realizam congressos padrão ICCA consta apenas Buenos Aires com 103.Enquanto essa realidade não melhorar e continuar piorando, o turismo por aqui nunca será uma indústria, que dirá pujante. Não bastam belezas naturais. 
 
 
FUNDO DO POÇO
 
Foto M&E
 
Esse fato, por conta do nosso desgoverno e carga tributária abusiva levou a presidente da Abeoc, Ana Cláudia Bittencourt a admitir que o país chegou ao “fundo do poço”, no programa de captação de grandes eventos internacionais. “Não temos recursos, não temos verbas e nem apoio. Somos chamados para intermináveis reuniões mas muito pouca coisa acontece. Na última reunião do Conselho Nacional de Turismo transformaram a reunião numa apresentação política e nada foi discutido. Dessa forma não temos como manter o otimismo”, desabafou. Segundo a dirigente é preciso que o Governo deixe de apregoar notícias positivas e possa se debruçar sobre a realidade. “Não podemos mais fabricar notícias sob névoas de otimismo. Temos sim que olhar a realidade de frente e o ranking da ICCA sinaliza que estamos mal”. A dirigente admite que o processo de recuperação na captação de eventos só se dará a médio e longo prazo. Meus aplausos a essa mulher que não acredita nas histórias da carochinha. Infelizmente a Embratur e o Ministério de turismo são apenas discursos. A mais pura política suja.  
 
 
PARQUE UNIPRAIAS
 

Durante este mês, o Parque Unipraias presenteia as mamães com um passeio inesquecível a bordo dos bondinhos aéreos. Nos dias 12 a 29 de maio, mães acompanhadas de filhos pagantes podem passear no bondinho de graça. Basta apresentar o documento de ambos (RG ou Certidão de Nascimento) na Bilheteria do Parque ou em local indicado. Crianças até 5 anos não pagam ingresso no Paque Unipraias, portanto, um acompanhante adulto (cônjuge ou amigo) deve acompanhar a mamãe no passeio para que ela fique isenta de ingresso do bondinho.
 

A promoção não inclui as atrações Youhooo!, ZipRider e Fantástica Floresta. Um presente especial e emocionante para as mamães! Informações adicionais podem ser obtidas neste link  ou pelo fone (47) 3404-7600. www.unipraias.com.br.

 
 
BNT MERCOSUL
 
 
Durante dois dias, profissionais de turismo se encontram para fechar negócios entre fornecedores e compradores do Brasil e da América do Sul. O evento visa promover os destinos e comercializar serviços turísticos aos profissionais do setor no Mercosul.
 
Um dia antes, restrito a 400 convidados, acontece no maior e melhor resort para famílias do Sul do Brasil, o Infinity Blue Resort & Spa, um evento tradicionalíssimo do trade, o Feijão Amigo.
 
 
SALÃO PARANAENSE DE TURISMO
 
Pedro Kempe (ABAV-PR), Vania Climinacio (PR Turismo), Pedro Edu (Grupo BRT), Susan Klein (Circuito Oktoberfest Paraná), Antonio Azevedo (ABAV-PR), e Marcos Cordiolli (Circuito Oktoberfest Paraná) e o jornalista Edson Militão. Crédito da foto: Kelly Sendecki / Flamma Comunicação
 
Na manhã desta terça-feira, 09, a ABAV-PR reuniu os principais patrocinadores do 23º Salão Paranaense de Turismo, realizado na capital paranaense no último mês de março, para pensar a próxima edição do evento considerando os seus resultados. Na ocasião foi apresentada a data prevista além de ideias para 2018. “O objetivo desta reunião foi ouvir aqueles que nos apoiaram no último Salão para uma análise e o recebimento de ideias para serem apresentadas à diretoria”, explicou o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe. O 24º Salão Paranaense de Turismo deve ser realizado no mês de março de 2018. Uma das novidades será a promoção de agendamentos prévios entre os expositores e agentes de viagens para a geração de negócios durante o evento.
 
ROOM TAX
 
 
O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau acaba de lançar a campanha “Room Tax – BC em dobro para você”, que iniciou nesta semana e segue até dia 31 de outubro. O programa de incentivo, idealizado pela entidade, se tornou um case para os Convention Bureaux do país e chega a sua 9ª edição com novidades. Neste ano, além dos prêmios para as equipes dos hotéis, haverá também sorteio para os hóspedes que contribuírem com o valor, que irão concorrer a cinco prêmios, que incluem quatro hospedagens, aluguel de carro e diversos passeios pela cidade. Neste ano, a edição conta com a adesão de 20 hotéis de Balneário Camboriú.
 
 
A Room Tax trata-se de uma contribuição simbólica e espontânea que é cobrada dos hóspedes em hotéis associados a entidade. Além de oportunizar ações de capacitação com o trade, a Coordenadora Administrativa da entidade, Ludiane Oliveira, lembra que o valor também permite a participação em diversas feiras nacionais e internacionais, além da produção dos materiais de divulgação, como mapas turísticos e guias de gastronomia, que ficam nas recepções dos hotéis.  
 
 
AVIANCA - VOOS DIRETOS
 
 
A Avianca Brasil anuncia a operação de seu terceiro voo direto entre os aeroportos internacionais de São Paulo (Governador André Franco Montoro) e Brasília (Presidente Juscelino Kubitschek). A operação reforça a presença da empresa em dois de seus principais hubs (centros de distribuição de voos) e amplia a conectividade dos clientes com as partidas e chegadas internacionais das companhias parceiras na Star Alliance. O novo voo, de numeração 6112, parte de Guarulhos às 21:40, chegando em Brasília às 23:30. No sentido inverso, o voo 6113 decola da capital federal às 05:50, aterrissando em solo paulista às 07:40. A operação é efetuada com as aeronaves Airbus A320, configuradas para transportar 162 passageiros. ABEOC SC

 
“Essa nova frequência reforça nosso compromisso de oferecer o melhor produto da aviação brasileira e a maior conectividade a quem viaja ao exterior. Os horários atendem muito bem quem tem conexão internacional em Guarulhos e, sobretudo, àqueles que voam a trabalho e optam por uma viagem rápida e confortável”, destaca Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil.
 
 
BELLA DA SEMANA
 
 
Preparem-se para rever uma morena que foi a primeira modelo de 2017, que retorna ao Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) com oito seções inéditas, que compõem a segunda parte de um ensaio nu de tirar o fôlego. Natural do Acre, Hailana Santos representou o time do Santos no concurso Belas da Torcida em 2015.
 
 
IGUASSU CONVENTION
 
 
O Iguassu Convention & Visitors Bureau apresentou alta nos índices de visitação de turistas, no primeiro quadrimestre deste ano. O crescimento no índice contribuiu para a movimentação de vários setores da economia, como hotelaria, gastronomia e a indústria de eventos. Segundo o diretor executivo do Iguassu CVB, Basileu Tavares, a alta no turismo é resultado do trabalho estratégicos a curto, médio e longo prazo feito pela Gestão Integrada do Turismo. “Os atuais indicadores são frutos, sobretudo, das ações realizadas em anos anteriores para o fortalecimento e divulgação do Destino Iguaçu”, afirmou. 
 
 
Além disso a Avianca Brasil iniciou nesta segunda (8) mais dois voos diários em Foz do Iguaçu, ligando a cidade aos aeroportos internacionais de São Paulo e Rio de Janeiro. “Iniciamos nossas atividades em Foz do Iguaçu em 6 de março, com o compromisso de oferecer um número adequado de frequências. A partir de hoje, os clientes têm à disposição mais opções de viagens em vários horários, o que é muito vantajoso – principalmente ao passageiro corporativo. A oferta também atende àqueles que embarcam ou chegam nos voos internacionais de conexão das nossas parceiras da Star Alliance”, disse Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil.
 
 
ZONA FRANCA DE TURISMO
 
 
O vereador e ex-secretário de Turismo de João Pessoa, Bruno Farias, apresentou um projeto na Câmara Municipal que pretende criar uma Zona Franca de Turismo e Serviços no Centro Histórico da capital paraibana. O projeto, segundo Farias, cria ambiente favorável para atrair empresas de negócios, de turismo e de tecnologia por meio de isenção fiscal, para gerar empregos e renda. A proposta também contemplaria, segundo o vereador: “A ocupação qualificada de uma região tão importante da nossa cidade”.
 
 
É em João pessoa que acontece o maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPA. A matéria prevê que os estabelecimentos comerciais e de serviços localizados no Centro Histórico, sediados em edificações com data de construção anterior a 1961, poderão receber isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN); das taxas de licença para localização, vigilância sanitária e licenciamento ambiental; do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); e da Taxa de Coleta de Resíduos (TCR) por cinco anos. A ideia é que a criação da Zona Franca estimule empreendedores a investir no local em troca de incentivos fiscais.
 
Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB
 
Caso a Zona Franca seja criada, enquadram-se na Lei os segmentos relacionados à cultura, às artes, ao turismo, à gastronomia, ao entretenimento, ao lazer, à inovação e à economia criativa. Os beneficiários ficam obrigados a conservar, zelar, proteger, preservar e manter em bom estado os bens que fazem parte do patrimônio histórico da cidade.

 
João Pessoa - 100% Lazer

Falando na Paraíba, mostrando força no mercado de eventos no Nordeste, a 7ª edição do Festival de Turismo de João Pessoa já apresenta números expressivos. Mais de 90% do espaço físico da feira já está vendida ou reservada, demonstrando um aumento nas vendas comparado ao mesmo período em 2016. Na opinião dos diretores do evento, Claudio J S Junior e Bruno Mesquita, esse resultado indica que a feira, que acontecerá em menos de seis meses, terá notoriamente um maior fluxo de negócios nesta edição.



Segundo pesquisa feita pela organização do evento, no ano passado, 95,22% dos expositores afirmaram que a participação no Festival foi positiva, o que justifica o número de contratos já renovados. O Festival JPA traz mais de 207 estandes e 3,5 mil profissionais do turismo visitantes, em dois dias de feira. O evento é exclusivo para profissionais da área e as inscrições já estão abertas no site: www.festivaljpa.com.br.



GRAMANO NO CERCANO
 

Que Gramado é linda em todas as estações do ano nós já sabemos mas para eles o Outono/inverno é diferenciado. Esse colorido da paisagem e o friozinho que já pode ser sentido dão um toque único para a cidade. Para que você possa aproveitar esse clima tão agradável o Cercano lançou tarifas mais que especiais para os meses de Maio e Junho. Faça sua reserva no 54 3905 3200 ou www.hotelcercano.com.br e curta Gramado no melhor endereço da Serra Gaúcha.



MOUNTAIN DO COSTÃO DO SANTINHO
 

Vem aí m ais um super evento no Resort Costão do Santinho. Trata-se de mais uma edição do O Mountain Do, um evento de corrida em trilhas e montanhas, pioneiro no Brasil, inspirado na fusão das corridas populares de rua com as tradicionais corridas europeias da região dos Alpes suíços, italianos e franceses, na década de 90. No Brasil, é uma corrida entre bosques, trilhas e montanhas, integrando natureza, desafios e superação, nas modalidades individual e de revezamento, cujas distâncias variam entre 5 e 42 km e que acontecem nas principais cidades turísticas brasileiras e também. O Kiko me confirmou que teremos novamente a presente do super atleta Vanderlei Cordeiro de Lima, nosso grande medalhista. 
 
Hotel Fazenda Boqueirão - Resort de Campo - Lages - SC
 
CLICO TURISMO
 
 
Atenção galera do pedal de todas as idades. Vem aí mais alguns espetaculares passeios ciclísticos organizado pela super equipe da Ciclo Vil Bike (Pedal Continente). Um deles é em Urubici em Junho e em Julho o Pedal a Nova Trento, que neste ano será em Julho.  Esses pedais são fantásticos e a confraternização é melhor ainda.
 
 
Eu garanto !
 
 




« Leia outros artigos